top of page

Nota de abertura

Vol. 1, nº 1, 2019, 1-2. ISSN: 2184-626X


O lançamento de uma revista científica é um momento importante, revelando o dinamismo de uma ciência, área científica ou grupo de trabalho, bem como a sua vontade e capacidade de produzir e divulgar ciência.


A Physis Terrae, revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente resulta dessa vontade e da perseverança de um grupo de geógrafos (portugueses e brasileiros), que contaram com o apoio de uma larga comunidade científica presente nos três continentes identificados na sua designação. Este apoio traduz-se, entre outras coisas, na ampla distribuição geográfica dos membros do Conselho Científico.


Efetivamente, o processo de criação da revista foi longo e evoluiu na sequência da interação e das discussões que foram surgindo naturalmente, especialmente em eventos científicos internacionais, como os simpósios latino-americanos e ibero-americanos de Geografia Física, onde foi sendo sentida a falta de um veículo comum, que fosse identificativo das problemáticas discutidas nestes fóruns, que pudesse elevar as contribuições científicas neles apresentadas e difundi-las de forma mais ampla e eficaz.


Desta forma, a Physis Terrae apresenta-se com um âmbito bem definido, quer do ponto de vista temático quer do ponto de vista geográfico, embora não exclusivo, colocando o foco nas temáticas desenvolvidas no contexto dos estudos de Geografia Física e dos estudos aplicados ao Ambiente. Através desta revista pretende-se dinamizar e estreitar laços entre os investigadores que tratam estas temáticas dentro do espaço Ibero-Afro-Americano.


Dada a relevância e a capacidade de disseminação das tecnologias de informação e a ampla utilização que atualmente se faz das plataformas on-line de edição e publicação de revistas, considerámos fazer todo o sentido optar pela publicação da Physis Terrae exclusivamente em formato digital, assegurando-se, assim, custos muito reduzidos de edição, frequentemente obstáculos à concretização e permanência destes projetos editoriais. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à UMinho Editora o apoio e suporte editorial, fundamental para a concretização deste projeto.


A revista contará com a publicação de 3 números anuais e todos os trabalhos submetidos serão sujeitos a um processo de revisão cega (double-blind review). São aceites textos em língua Portuguesa, Espanhola, Francesa e Inglesa.


Os textos poderão ser submetidos a uma das secções previamente definidas, nomeadamente Conceitos e Métodos em Geografia Física e Ambiente, Biogeografia e Paisagem, Climatologia e Dinâmicas da Atmosfera, Geomorfologia e Dinâmicas Superficiais, Geoconservação e Património Natural (Geopatrimónio), Mudanças Ambientais e Riscos e Recursos Hídricos e Gestão de Bacias Hidrográficas.


Esperamos que esta iniciativa seja um contributo valioso para a divulgação da investigação desenvolvida nas temáticas referidas, pelo que deixamos, desde já, o convite a todos os geógrafos e investigadores de áreas afins para contribuírem e se juntarem a este projeto.


Ainda que seja este um momento especial e de celebração da ciência geográfica, é também um momento marcado pelo pesar. Coincidente com esta fase final de edição da Physis Terrae faleceu o nosso amigo e grande incentivador deste projeto, o Professor José Manuel Mateo Rodríguez. Mais do que um colega geógrafo, ele era para muitos dos que colaboram neste projeto um amigo e será eternamente lembrado. Este número inaugural da revista iniciar-se-á com uma simples, mas muito sentida homenagem ao Mateo, ficando aqui o testemunho do inestimável contributo que ele deu para esta revista, mas sobretudo o seu enorme contributo para a ciência geográfica Latino-Americana.



Physis Terrae, Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente

8 visualizações0 comentário
bottom of page